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O que é gestão de crise e como o lean pode ajudar sua empresa a sair dela mais rapidamente?

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Por: Rodrigo Aquino     2854 visualizações     Tempo leitura: 2 min

Gestão de crise é a maneira como sua empresa irá lidar com determinado problema, causado por um fator interno ou externo. Para gerir corretamente uma crise, em determinada empresa, devemos começar a agir inicialmente com calma e entender os fatores que levaram a organização chegar onde está. Para isso, podemos utilizar a filosofia de gestão lean, que possui 5 princípios, diversas ferramentas e conceitos que irão nos direcionar mais rapidamente para um plano de ação efetivo.

Gestão de crise: como lean pode ajudar sua empresa

#Dica: Para você que nunca ouviu falar de lean, clique aqui que faremos uma rápida explicação.

Quais são esses conceitos e ferramentas, e como cada um poderia ajudar uma empresa a sair da crise?

O documento A3 para solução de problemas é uma das ferramentas mais conhecidas do lean. Para saber mais sobre esse clique aqui. Para que se consiga chegar à causa raiz de um problema é necessário preencher todos os campos do lado esquerdo de um A3, o que é uma tarefa simples, porém, nada fácil. O responsável deverá escrever o contexto em que a organização passou e/ou passa levantar os fatos e dados que irão compor o estado atual, definir objetivos e metas e em seguida fazer a análise de forma que possamos chegar à causa raiz.

Para que essa ferramenta seja utilizada corretamente, precisamos ter disciplina e ir ao Gemba para levantar os fatos e dados. Para entender o que significa Gemba, clique aqui. Com fatos e dados, definiremos o objetivo de onde a empresa quer chegar e em quanto tempo, além disso, faremos a análise de forma a encontrar uma ou mais causas raízes para o problema.

É válido lembrar que para encontrarmos a raiz do problema, precisamos fazer as perguntas certas. Existe um treinamento de ARQ (Ask the right questions) de 8 horas para ensinar as pessoas a perguntarem. Existe uma dificuldade das pessoas em perguntarem corretamente, o que acaba causando falta de entendimentos e problemas de comunicação, causando problemas na execução de tarefas posteriormente. Perguntar corretamente exige muita dedicação.

Uma vez definido(s) um ou mais problema na causa raiz podemos ter equipes exercendo atividades paralelamente de forma a solucioná-los. É muito importante destacar que cada equipe deverá solucionar um problema por vez, ou seja, seguindo um conceito do lean chamado de One Piece Flow.

Existem diversos outros conceitos que podem ser utilizados dependendo do tipo da crise que a empresa esteja passando. Você poderá encontrar alguns aqui.

Mas como a Lean IT pode ajudar minha empresa em uma gestão de crise? Clique aqui e saiba mais!


Data da publicação: 27/03/2020

  • Rodrigo Aquino      
    LEAN IT

    Professor do MBA, Pós-graduação e banca examinadora na FGV, incluindo as disciplinas de Transformação Digital, Inovação, Planejamento Estratégico, além de Estruturas e Processos Organizacionais, +27 anos de experiência atuando em projetos nacionais e internacionais com foco em mapeamento, inovação e melhoria de processos. MBA Engenharia de Software pela USP e Bacharel em Ciência da Computação pela PUC-SP. Responsável pela revisão técnica do primeiro livro de Lean IT lançado no Brasil, revisor dos termos de TI do livro Liderar com Respeito, autor do livro: WPage - Padronizando o desenvolvimento de Web Sites e co-autor do livro Liderança Exponencial. Experiência nas áreas de TI, saúde, office e serviços, construção, manufatura, trabalhando na melhoria de processos e transformação digital nas empresas. Co-autor do Framework Lean IT 2.0 e da ferramenta A3 Ágil. Experiência com Business Agility, Gestão de Projetos Lean e Ágil, SCRUM, OKR, Kanban, Gestão de Crise, ESG, LGPD e Lean Canvas. Trabalhou nas empresas: Petrobras, Wunderman, TOTVS, ICEC (construções metálicas), etc.

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