O Covid19 tem mudado não apenas a maneira das empresas trabalharem, como também o contexto de todos nós. Agora passamos a pedir comida de maneira online com muito mais frequência do que antes.
Junto com essas mudanças, alguns problemas passam a ficar cada vez mais em evidência, por exemplo, quem nunca pediu um item no supermercado pelo aplicativo e recebeu uma ligação no celular com alguém informando que aquele produto não está mais disponível em estoque, perguntando se você deseja substituir por outro similar?
Para algumas pessoas isso pode parecer uma situação normal, enquanto para outras é um incômodo, pois:
- Será interrompido no dia a dia;
- Terá de escolher outro produto;
- Agora precisa conferir se os valores da compra são iguais ao cobrado no cartão;
- Terá sua entrega provavelmente atrasada;
- Perderá seu tempo;
Quando realizada uma compra online, o que realmente queremos é que os produtos cheguem conforme o pedido, no tempo estabelecido, sem avarias e sem que haja nenhum item com prazo de validade vencido.
Qualquer situação diferente dessas não traz valor a nossa experiência, mas sim um desperdício para nossa vida. Segundo James Womack, em um de seus livros, descreve que o valor ao cliente também pode ser entendido como:
- Solucione meu problema completamente;
- Não desperdice o meu tempo;
- Forneça exatamente aquilo que eu quero;
- Entregue valor exatamente onde eu quiser;
- Forneça valor exatamente quando eu quiser;
- Reduza o número de decisões que eu devo tomar para solucionar meus problemas;
Quando compramos um produto online que não está em estoque, uma série de desperdícios começa a acontecer não apenas em nossa vida, mas também na empresa que o vendeu. Se a organização não possui um controle de estoque, a probabilidade dessa situação acontecer em outras compras dos demais clientes é muito grande.
Esse tipo de desperdício diminui o lucro da empresa, atrasa os pedidos e prejudica a experiência dos clientes. Mas como a companhia pode resolver essa situação?
Com alguns simples conceitos e ferramentas do lean (filosofia de gestão originada do Sistema Toyota de Produção) há como ter controle total do estoque de um supermercado ou e-commerce independente do tamanho ou complexidade dele.
Com o Lean, a empresa trabalha com quantidade de estoques reduzidos, rápidos e frequentes abastecimentos, milk-run, heijunka (nivelamento da produção/produtos), etc. Utilizando esses conceitos e ferramentas a organização começa a eliminar uma grande quantidade de problemas, sobrando cada vez mais tempo para fazer melhorias no processo (kaizen) e entregar cada vez mais valor ao cliente.
* Se sua empresa possui problemas desse tipo, temos um treinamento chamado PCP Lean. Nesse curso explicaremos vários conceitos, dentre eles como a empresa pode conseguir estabilidade básica e posteriormente atingir excelentes resultados por meio da melhoria contínua.