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Meu produto não chegou, e agora?

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Por: Rodrigo Aquino     1589 visualizações     Tempo leitura: 2 min

O Covid19 tem mudado não apenas a maneira das empresas trabalharem, como também o contexto de todos nós. Agora passamos a pedir comida de maneira online com muito mais frequência do que antes.

Junto com essas mudanças, alguns problemas passam a ficar cada vez mais em evidência, por exemplo, quem nunca pediu um item no supermercado pelo aplicativo e recebeu uma ligação no celular com alguém informando que aquele produto não está mais disponível em estoque, perguntando se você deseja substituir por outro similar?

Meu produto não chegou, e agora?

Para algumas pessoas isso pode parecer uma situação normal, enquanto para outras é um incômodo, pois:

  • Será interrompido no dia a dia;
  • Terá de escolher outro produto;
  • Agora precisa conferir se os valores da compra são iguais ao cobrado no cartão;
  • Terá sua entrega provavelmente atrasada;
  • Perderá seu tempo;

Quando realizada uma compra online, o que realmente queremos é que os produtos cheguem conforme o pedido, no tempo estabelecido, sem avarias e sem que haja nenhum item com prazo de validade vencido.

Qualquer situação diferente dessas não traz valor a nossa experiência, mas sim um desperdício para nossa vida. Segundo James Womack, em um de seus livros, descreve que o valor ao cliente também pode ser entendido como:

  • Solucione meu problema completamente;
  • Não desperdice o meu tempo;
  • Forneça exatamente aquilo que eu quero;
  • Entregue valor exatamente onde eu quiser;
  • Forneça valor exatamente quando eu quiser;
  • Reduza o número de decisões que eu devo tomar para solucionar meus problemas;

Quando compramos um produto online que não está em estoque, uma série de desperdícios começa a acontecer não apenas em nossa vida, mas também na empresa que o vendeu. Se a organização não possui um controle de estoque, a probabilidade dessa situação acontecer em outras compras dos demais clientes é muito grande.

Esse tipo de desperdício diminui o lucro da empresa, atrasa os pedidos e prejudica a experiência dos clientes. Mas como a companhia pode resolver essa situação?

Com alguns simples conceitos e ferramentas do lean (filosofia de gestão originada do Sistema Toyota de Produção) há como ter controle total do estoque de um supermercado ou e-commerce independente do tamanho ou complexidade dele.

Com o Lean, a empresa trabalha com quantidade de estoques reduzidos, rápidos e frequentes abastecimentos, milk-run, heijunka (nivelamento da produção/produtos), etc. Utilizando esses conceitos e ferramentas a organização começa a eliminar uma grande quantidade de problemas, sobrando cada vez mais tempo para fazer melhorias no processo (kaizen) e entregar cada vez mais valor ao cliente.

* Se sua empresa possui problemas desse tipo, temos um treinamento chamado PCP Lean. Nesse curso explicaremos vários conceitos, dentre eles como a empresa pode conseguir estabilidade básica e posteriormente atingir excelentes resultados por meio da melhoria contínua.


Data da publicação: 04/04/2020

  • Rodrigo Aquino      
    LEAN IT
    Professor Pós-graduação FGV, +23 anos de experiência (TI e negócios) sendo 10 anos com lean. MBA em Engenharia de Software/USP e Bacharel em Ciência da Computação/PUC-SP. Responsável pela revisão técnica do primeiro livro de Lean IT lançado no Brasil, revisor dos termos de TI do livro Liderar com Respeito e autor do livro: WPage - Padronizando o desenvolvimento de Web Sites. Experiência com lean nas área de TI, saúde, office e serviços, manufatura, trabalhando na melhoria de processos e transformação cultural nas empresas. Responsável pela análise e desenvolvimento +100 WebSites dentre eles bcp.com.br (claro.com.br), landrover.com.br, TVA, Agip e Hotsites para Nokia, Ford, P&G, etc e diversos e-commerces. Outras competências: Framework Lean IT 2.0, Business Agility, DevOps, Gestão de Projetos Lean e Ágil, SCRUM, Kanban, XP, Lean Startup, JIT, A3, MFV (VSM), Lean Canvas.
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Depoimentos

O curso é uma ótima oportunidade de refletir sobre como melhorar os meus processos, simplificando e eliminando o que não gera valor para meus clientes. Gostei bastante de conhecer o histórico dessa jornada Lean na Manufatura e na indústria de Software.

Pierre Simon
IT Services Manager
Leroy Merlin

Fizeram um reconhecimento detalhado de minha necessidade em pontos cruciais e agregaram muito conhecimento. Levaria muito mais tempo para chegar lá sem a experiência e vivência proporcionados pelos treinamentos da Lean IT. Recomendo fortemente.

Júlio Calsinski
Diretor
SCIA

Fazer o curso de Certificação Lean IT foi uma das melhores escolhas que fiz para aprender mais sobre agilidade, geração de valor e foco no cliente. É um treinamento dinâmico que traz situações reais do dia a dia, além de uma excelente didática.

Adriana Borba
Coordenadora Governança
Generali Seguros

As metodologias ágeis fazem parte deste meu “novo mundo, movido a uma pitada do novo normal”... Por isso, indico sempre que procurem a solução mais adequada para se capacitar.

Camila Saraval
Analista de Educação
Bradesco

O Curso de OKR traz uma perspectiva de extrema importância nesse momento em que muitas empresas estão descobrindo e construindo suas Transformações Digitais, se mostrando uma ferramenta poderosa na influência da cultura organizacional através do desdobramento de ideais (intangível) para a direcionamento prático dos times.

Brisa Lorena
Analista de processos
Unimed BH

A certificação é excelente. Recheado de exemplos que vão fazer você olhar os processos da sua empresa sob outra ótica. Recomendado a todos que buscam otimizar processos e eliminar desperdícios.

Filipe Machado
Scrum Master
Grupo GFT

Com a implantação do OKR na Viceri tivemos ganhos significativos no desempenho da empresa. Participei do curso de OKR da Lean TI e foi esclarecedor. Recomendo a todas as empresas!!!

Marcel Pratte
CEO
Viceri

Eu achei o curso de times ágeis muito bom. De todas as iniciativas de agilidade, foi a que mais fez sentido pra mim, a que mais me pareceu trazer real benefício, pois mudava o processo de desenvolvimento, e não de administração do processo.

Rodrigo Canellas
Software Developer

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