O Covid19 tem mudado não apenas a maneira das empresas trabalharem, como também o contexto de todos nós. Agora passamos a pedir comida de maneira online com muito mais frequência do que antes.
Junto com essas mudanças, alguns problemas passam a ficar cada vez mais em evidência, por exemplo, quem nunca pediu um item no supermercado pelo aplicativo e recebeu uma ligação no celular com alguém informando que aquele produto não está mais disponível em estoque, perguntando se você deseja substituir por outro similar?
![Meu produto não chegou, e agora? Meu produto não chegou, e agora?](https://www.leanti.com.br/img/topico/103-covid-meu-produto-nao-chegou-e-agora.jpg)
Para algumas pessoas isso pode parecer uma situação normal, enquanto para outras é um incômodo, pois:
- Será interrompido no dia a dia;
- Terá de escolher outro produto;
- Agora precisa conferir se os valores da compra são iguais ao cobrado no cartão;
- Terá sua entrega provavelmente atrasada;
- Perderá seu tempo;
Quando realizada uma compra online, o que realmente queremos é que os produtos cheguem conforme o pedido, no tempo estabelecido, sem avarias e sem que haja nenhum item com prazo de validade vencido.
Qualquer situação diferente dessas não traz valor a nossa experiência, mas sim um desperdício para nossa vida. Segundo James Womack, em um de seus livros, descreve que o valor ao cliente também pode ser entendido como:
- Solucione meu problema completamente;
- Não desperdice o meu tempo;
- Forneça exatamente aquilo que eu quero;
- Entregue valor exatamente onde eu quiser;
- Forneça valor exatamente quando eu quiser;
- Reduza o número de decisões que eu devo tomar para solucionar meus problemas;
Quando compramos um produto online que não está em estoque, uma série de desperdícios começa a acontecer não apenas em nossa vida, mas também na empresa que o vendeu. Se a organização não possui um controle de estoque, a probabilidade dessa situação acontecer em outras compras dos demais clientes é muito grande.
Esse tipo de desperdício diminui o lucro da empresa, atrasa os pedidos e prejudica a experiência dos clientes. Mas como a companhia pode resolver essa situação?
Com alguns simples conceitos e ferramentas do lean (filosofia de gestão originada do Sistema Toyota de Produção) há como ter controle total do estoque de um supermercado ou e-commerce independente do tamanho ou complexidade dele.
Com o Lean, a empresa trabalha com quantidade de estoques reduzidos, rápidos e frequentes abastecimentos, milk-run, heijunka (nivelamento da produção/produtos), etc. Utilizando esses conceitos e ferramentas a organização começa a eliminar uma grande quantidade de problemas, sobrando cada vez mais tempo para fazer melhorias no processo (kaizen) e entregar cada vez mais valor ao cliente.
* Se sua empresa possui problemas desse tipo, temos um treinamento chamado PCP Lean. Nesse curso explicaremos vários conceitos, dentre eles como a empresa pode conseguir estabilidade básica e posteriormente atingir excelentes resultados por meio da melhoria contínua.