O ESG permite a criação de critérios considerados para medir o impacto das empresas em relação ao meio ambiente, sua relação com colaboradores, fornecedores, parceiros e comunidade.
“Cada vez mais as novas gerações têm uma relação diferente com a comunidade, suas relações de consumo e o mercado de trabalho.”
ESG - O porquê.
Por mais que a agenda ESG não seja necessariamente uma novidade, é interessante reconhecer que ainda estamos distantes de ser uma prática madura, estruturada e principalmente popular. Algumas empresas já entenderam um pouco melhor o seu papel e percebem a importância de ter uma agenda ESG estruturada e convicta. Além da segurança resultante de uma Governança estruturada (visão, estratégia etc), perpetuidade do ecossistema, é essencial que as organizações entendam, também, a sua responsabilidade social. Recentemente tive a oportunidade de ler o Youth Recovery Plan desenvolvido pela consultoria Davos. A pesquisa contou com mais de 19K respondentes de 187 países e resultou no que a Davos chamou de “Millennial Manisfesto” que aponta 10 pilares fundamentais para a construção de um futuro e sociedade sustentáveis de acordo com a perspectiva desta geração.
- Consumo consciente
- Conectividade
- Conhecimento / Competência digital
- O futuro da Política
- Trabalhos inclusivos
- Saúde mental
- Net Zero
- Geração ESG
- Saúde pública
- Segurança Pública
Importante: o material a seguir não é uma transcrição ou resumo do relatório. É apenas a minha interpretação. Para maiores detalhes sugiro a leitura do relatório na integra - http://www3.weforum.org/docs/WEF_Davos_Lab_Youth_Recovery_Plan_2021.pdf. Claramente ainda podemos fazer um paralelo em relação aos ODS da ONU, mas isso é tema para outro post.
Pilar #1 – Consumo consciente
Chama a atenção não apenas a questão ambiental do consumo de matéria prima, modelos de produção etc., mas também considera por exemplo a composição da remuneração dos executivos como resultado da implementação e performance da agenda ESG
Pilar #2 – Conectividade
Pandemia chamou a atenção em relação a precariedade das redes e limitações de acesso. Os millenials acreditam que a conectividade precisa ser global. Segundo estudo 2/3 da população em idades escolar não tem acesso a internet em suas casas. Com meta de reduzir pela metade o grupo de pessoas que não tem acesso à internet ainda em 2025 estima-se a necessidade de um investimento de aproximadamente 2.1 trilhões de dólares.
Pilar #3 – Conhecimento / Competência digital
Por mais que o acesso amplo seja uma das principais preocupações, é fundamental considerar a qualidade das informações disponibilizadas. Ou seja, além de acesso amplo é fundamental que governos e instituições privadas, veículos de comunicação tenham por exemplo uma agenda estruturada para o combate de Fake News.
Pilar #4 – O futuro da Política
A falta de credibilidade dos governantes e das políticas públicas já é uma preocupação de outras gerações principalmente em relação ao processo decisório - mau uso da máquina pública e alocação de recursos e seus impactos na sociedade. Debate-se, por exemplo, o uso de Inteligência Artificial para alocação e monitoramento dos investimentos públicos permitindo a criação de uma agenda minimamente capaz de atender os objetivos da sociedade – segurança, educação, saúde através de uma agenda ESG estruturada, exemplo:
- E – Água, energia, desmatamento etc.
- S – Saúde e segurança etc.
- G – Leis anticorrupção, bom uso da máquina pública etc.
Pilar #5 – Trabalhos inclusivos
A desigualdade e distribuição de renda são constantemente considerados como um dos principais problemas da sociedade. COVID e as potenciais consequências da automação tornam a discussão ainda mais complexa. Desta forma iniciativas como investimentos em capacitação (reskilling e upskilling), políticas de transição para automação de processos (impostos vs dispensa) e acesso amplo à educação precisam ser considerados de curto, médio e longo prazos. Importante considerar ainda que dados mostram que salário e desenvolvimento profissional não são mais as únicas e mais importantes prioridades para as novas gerações. Temas como cultura corporativa, impacto social e flexibilidade também passaram a fazer parte relevante durante o processo de tomada de decisão...
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