O mundo sob a perspectiva das novas gerações.
Complementando o post anterior, seguem os pilares restantes do manifesto desenvolvido pela Davos - http://www3.weforum.org/docs/WEF_Davos_Lab_Youth_Recovery_Plan_2021.pdf e uma visão macro da relação da agenda ESG com os ODS desenvolvidos pela ONU.
Pilar #6 – Saúde mental
Como se uma nova doença (grave) já não fosse suficiente para impactar a saúde física e mental das pessoas, a queda da atividade econômica e mudança da dinâmica do trabalho (remoto) impostas pelo COVID tiveram um impacto realmente considerável na sociedade. Estudos apresentados neste material mostram que em 93% dos países mostram impactos relevantes no sistema de saúde mental dos países. Complementarmente 98% dos pesquisados acreditam que a saúde mental seja um dos Direitos Humanos. Desta forma, a educação e principalmente a desmistificação dos temas relacionados a saúde mental, precisam ser trabalhados através de programas para monitoramento e apoio psicológico. Tanto das iniciativas públicas, quanto privadas.
Pilar #7 – Net Zero
Considerando o objetivo global de reverter a os impactos do aquecimento global, as emissões de Carbono precisam reduzir em 50% até 2030. Isso representa uma mudança radical em relação as políticas e investimentos para o desenvolvimento econômico. Apenas 4,2% dos entrevistados mostraram despreocupação em relação ao tema do aquecimento global, enquanto 82% reforçam e apoiam a necessidade de das empresas e governos acelerarem suas iniciativas em relação aos temas climáticos como parte de uma agenda de retomada econômica, como por exemplo, desenvolver e incentivar a migração do uso de combustíveis fosseis para fontes de energia limpa e ou renovável. Desenvolver programas de educação e conscientização ambiental e reflorestamento.
Pilar #8 – Geração ESG
Por mais que a discussão de uma agenda ESG seja relevante para a sustentabilidade não apenas das empresas, mas do planeta, é fundamental reconhecer a formação de uma geração consideravelmente alinhada com os fundamentos que permeiam os processos de ESG. Desta forma, governantes precisam direcionar atenção a temas como responsabilidade social e ambiental, correto uso da máquina pública, políticas anticorrupção etc. Empresas devem ter atenção aos impactos ambientais, práticas inclusivas e diversas, proteção a privacidade (LGPD e GRPD) etc.
Pilar #9 – Saúde pública
Estima-se que as perdas mundiais em decorrência da COVID devem totalizar aproximadamente USD28 trilhões até 2025. Os impactos sociais e econômicos mostram a fragilidade das políticas de saúde em todo o mundo. Desta forma, é fundamental criar uma agenda capaz de regular, monitorar e principalmente dar suporte global a saúde. OMS tem um papel fundamental no processo e precisa articular programas considerando o bem comum, sendo a vacinação um dos mais relevantes. Empresas precisam desenvolver práticas voltadas para o bem-estar e saúde de seus funcionários, estreitar o relacionamento com todo o seu ecossistema de operação (comunidades, cadeia de suprimentos etc.)
Pilar #10 – Segurança Pública
Segurança pública em um contexto amplo sempre foi e ainda é uma preocupação, ao mesmo tempo não podemos generalizar e mascarar algumas realidades especificas. A violência contra a mulher e contra membros da comunidade LGBTQIA+. Tal insegurança, além de física, também é fator limitante para o desenvolvimento econômico das mulheres e da comunidade LGBTQIA+ uma vez que o acesso e as oportunidades ainda não refletem a necessidade da sociedade. Novamente, governantes tem o seu papel no processo, principalmente no que diz respeito a segurança física (leis e cumprimento das leis) e educação da população em geral. As capacidades e competências não são resultado do gênero e orientação, mas sim do ambiente e acesso a informação e educação. Empresas, por sua vez, precisam contribuir com práticas inclusivas e equalitárias.
Ainda podemos considerar o alinhamento e as vezes a sobreposição dos impacots positivos de uma agenda ESG estruturada com os Objetivos de Desenvolvimento Social (ODGs) estabelecidos pela ONU. IWBI já desenvolveu por exemplo um framework alinhado com os ODGs estabelecidos pela ONU - https://www.wellcertified.com/sdgs.
- Erradicação da pobreza
- Fome Zero
- Boa Saúde e Bem-estar
- Educação de qualidade
- Igualdade de gênero
- Água Limpa e saneamento
- Energia acessível e limpa
- Emprego digno e Crescimento econômico
- Indústria inovação e infraestrutura
- Redução das desigualdades
- Cidades e comunidades sustentáveis
- Consumo e produção responsáveis
- Combate as alterações climáticas
- Vida debaixo da água
- Vida sobre a terra
- Paz, Justiças e instituições Fortes
- Parcerias em prol das metas
Clique aqui para saber mais sobre ESG.