Por: Rodrigo Aquino
5069 visualizações
Tempo leitura: 5 min
Montar uma empresa e ter sucesso são duas ações bem distintas e, dependendo de suas decisões, bem distantes uma da outra. Ao criar seu próprio negócio é necessário conhecer algumas regras que o ajudarão a encurtar o caminho até o sucesso. Utilizando como base o livro a Startup Enxuta, de Eric Ries, elaborei quatro importantes considerações¹ que poderão inicialmente ajudá-lo a chegar lá!
Existem outros temas muito importantes que podem ser estudados mais profundamente no livro de Ries, porém, o objetivo desse artigo é apenas introduzir alguns conceitos adaptando a linguagem para quem deseja informações resumidas de quais atitudes podem ser tomadas em curto prazo, de forma a estimular o rápido crescimento da empresa.
Vamos às considerações:
- Estabeleça os indicadores de sucesso antes de começar a construir algo
Antes de elaborar seu MVP (Minimal Product Viable: é uma amostra de seu produto contendo as funcionalidades básicas, porém completas, com objetivo de analisar o comportamento dos clientes em relação à aceitação no mercado. Ele pode ser de várias formas como um vídeo, uma página Web, um protótipo, etc.) defina exatamente o que você quer medir, por exemplo, quantidade de cliques, cadastros, valores das vendas, etc.
É válido lembrar que esses indicadores podem mudar com o passar do tempo à medida que você aprende e adapta seu produto. Procure entender como esses números refletem suas ações no MVP, em outras palavras, analise o que foi bom e ruim, aprenda e verifique o que vale a pena ajustar ou descartar no produto. Uma dica muito importante é analisar o comportamento do cliente no geral e não apenas especificamente em relação ao seu negócio, dessa forma, pode ser que você identifique um nicho de mercado ainda pouco explorado por outras empresas, “trilhando” um novo caminho que pode te levar ao sucesso.
- Esteja disposto a mudar totalmente o ramo de seu negócio se necessário
É muito difícil prever qual o comportamento do público mediante o lançamento de um produto seja ele de qualquer ramo de negócio. Algumas vezes os indicadores mostrarão que as pessoas querem algo totalmente diferente do que você tem a oferecer e nesse momento chega a hora de tomar uma decisão muito difícil: continuar nesse mesmo ramo de negócio tentando de outras formas (com outros tipos de produtos) ou mudar totalmente para uma área desconhecida. Essa normalmente é uma das decisões mais difíceis a tomar, principalmente quando você já possui uma organização estruturada para trabalhar com determinado produto.
Eric apresenta vários casos em seu livro e um dos exemplos seria sobre o site Groupon, que deveria ser um centro em que as pessoas poderiam expressar opiniões sobre diversos tipos de varejo, uma espécie de ativismo coletivo. Andrew Mason, criador do site, não precisou chegar ao ponto de mudar o ramo do negócio, porém, teve de mudar bastante a direção da empresa para alcançar o sucesso. Ele transformou seu negócio em um site de compras coletivas e revolucionou o consumo nos EUA e porque não dizer, no mundo todo.
- Além dos clientes, escute as ideias de seus colaboradores
Faça reuniões informais com seus colaboradores e tente entender por meio deles o que falta e/ou precisa ser melhorado na empresa. Nunca peça para escreverem em um papel ou em um e-mail o que acham que precisa ser melhorado, vá até eles e escute-os atentamente e, sob o ponto de vista lean, procure fazer as perguntas certas. Alguns colaboradores podem ter contato direto com os clientes e muitas vezes possuem informações valiosas para reduzir desperdícios e aumentar o grau de satisfação do cliente. A satisfação do cliente com seu produto é o primeiro passo para que ele indique-o a outras pessoas.
Colaboradores empenhados no crescimento da empresa, na maioria das vezes, terão ideias de como melhorar um processo, uma parte de um sistema, etc. Caso você veja potencial nessas pessoas, elas podem te ajudar não apenas em determinados momentos, mas durante toda concepção e melhorias de um MVP.
- Otimize o seu trabalho usando o conceito de “One Piece Flow”
Qualquer trabalho que fizer em sua empresa faça seguindo uma abordagem “One Piece Flow”, ou seja, termine todas as etapas sem interrupções até certificar-se de que agregou valor ao cliente. Elimine o estoque (físico e de informação) entre os processos, movimentação, espera, etc. Essa maneira de trabalhar trará grandes benefícios, pois te mostrará o que poderá ser aprimorado em seu processo, diminuindo o tempo para finalização das atividades e o custo para sua empresa. Para entender melhor, assista ao vídeo abaixo e compare o exemplo apresentado com o fluxo de trabalho ou fluxo de valor dentro de sua empresa, tenho certeza que você irá se surpreender e mudará algo para melhor.
Milhares de empresas startups surgem mensalmente em todo o mundo e, particularmente no Brasil, 25% delas são desativadas antes de completar um ano de acordo com o estudo feito pelo FDC (http://www.fdc.org.br/blogespacodialogo/Lists/Postagens/Post.aspx?ID=384). Esses números representam um grande nicho de mercado muito bem explorado por Eric Ries em seu livro a Startup Enxuta. Para não ser o dono de uma dessas empresas, que se enquadra nessas terríveis estatísticas, sugiro ler o livro de Ries e entender com maior profundidade os conceitos que o autor deseja passar. Isso o ajudará a alcançar seus objetivos e, quem sabe, futuramente teremos outra grande empresa com referências mundiais.
Nota:
¹ Algumas dessas considerações não são descritas claramente no livro de Eric Ries e foram adaptadas à alguns conceitos da filosofia lean.
Bibliografia
- Ries, Eric. A Startup Enxuta. Texto Editores Ltda., 2012.
Data da publicação:
19/12/2014
-
Rodrigo Aquino
LEAN IT
Professor do MBA, Pós-graduação e banca examinadora na FGV, incluindo as disciplinas de Transformação Digital, Inovação, Planejamento Estratégico, além de Estruturas e Processos Organizacionais, +27 anos de experiência atuando em projetos nacionais e internacionais com foco em mapeamento, inovação e melhoria de processos. MBA Engenharia de Software pela USP e Bacharel em Ciência da Computação pela PUC-SP. Responsável pela revisão técnica do primeiro livro de Lean IT lançado no Brasil, revisor dos termos de TI do livro Liderar com Respeito, autor do livro: WPage - Padronizando o desenvolvimento de Web Sites e co-autor do livro Liderança Exponencial. Experiência nas áreas de TI, saúde, office e serviços, construção, manufatura, trabalhando na melhoria de processos e transformação digital nas empresas. Co-autor do Framework Lean IT 2.0 e da ferramenta A3 Ágil. Experiência com Business Agility, Gestão de Projetos Lean e Ágil, SCRUM, OKR, Kanban, Gestão de Crise, ESG, LGPD e Lean Canvas. Trabalhou nas empresas: Petrobras, Wunderman, TOTVS, ICEC (construções metálicas), etc.