A tirania dos “Bad Data”
Todos nós temos experimentado a frustração e a dor associada aos “Bad data”. Seja quando percebemos que as informações obtidas dos sistemas de TI são imprecisas ou incompletas (e o trabalho sem valor agregado que vem com elas) ou desconhecendo que a informação vem de um “Bad Data”, causando um impacto em cascata devido à escolha de um caminho errado por causa da desinformação.
É incrível o quanto se investe em soluções de tecnologia nas empresas e como pouca atenção é dada para garantir a alta qualidade dos dados em uma única fonte de informações. Apenas poucas empresas descobriram como explorar o poder do Lean IT para encurtar o tempo e valorizar o desenvolvimento em ciclos e garantir ao mesmo tempo a integridade dos dados.
O objetivo final da informação e da tecnologia é capacitar as pessoas para realizarem um grande trabalho, tão eficaz e eficiente possível. A partir de uma perspectiva Lean IT queremos aproveitar a tecnologia para capacitar as pessoas a realizarem um excelente trabalho com o mínimo de esforço exigido. Com a tecnologia temos a capacidade de coletar, armazenar, organizar, manipular, controlar, calcular, analisar, resumir, formatar, e relatar quantidades ilimitadas de dados, a fim de criar informação. Tecnologia que entrega eficientemente má informação serve apenas para gerar desperdícios, atrasos e maus resultados. Para nosso propósito as informações precisam dos seguintes atributos para ser consideradas acionáveis: precisas, convenientes, completas e acessíveis.
Para um exemplo prático de Lean IT e gestão de dados, acesse o webinar Lean IT: Condução de melhoria contínua nos processos SAP (em inglês).
Quando os “Bad Data” acontecem com pessoas boas
Donald Rumsfeld, ex-secretário de defesa dos EUA disse: “Você vai para a guerra com o exército que você tem, não com o exército que você quer, ou espera ter em um momento posterior.” Da mesma maneira, nós fazemos negócios com a qualidade de dados que nós temos, não com a qualidade que queremos ter. Mas o que acontece quanto a tecnologia altamente eficaz processa dados imprecisos, incompletos e desatualizados; quando os “Bad Data” acontecem com pessoas boas?
Cenário #1 – Nós sabemos que não sabemos…
Se as pessoas reconhecem que as informações as quais estão recebendo são contestáveis, elas são forçadas a escolher entre prejudiciais alternativas como ajustar seu curso de ação com base em anos de experiência, suposições, e compreensão percebida. Alguns desenvolvem regras práticas com base no conhecimento pessoal, enquanto outros elaboram soluções criativas para obter as informações que necessitam quando o sistema de informações é suspeito e não confiável.
Infelizmente, nenhuma dessas contramedidas confronta a causa raiz do problema, nem garante um resultado de negócio adequado e preciso. Soluções sem documentação e conhecimento vasto do que fazer quando um sistema entrega informações ruins podem funcionar em uma instância, mas atrapalhar em outra e todas essas ações são formas de adivinhação, impossíveis de dimensionar e sustentar.
Cenário #2 – Nós sabemos que não sabemos…
Quando as pessoas confiam em informações provenientes de sistema de TI, assumindo precisão, pontualidade e completude, e a informação está realmente comprometida, as coisas ficam muito pior. “Bad Data” geram más informações, levando as pessoas a tomarem decisões erradas, cometendo erros, omissões e gerando mais “Bad Data”. O impacto na composição dos “Bad Data“ e informações contestáveis são frustrantes, gera erros em cascata, correções, retrabalhos e atrasos que forçam as pessoas a recorrerem a esforços heroicos para entregar resultados medíocres. Os clientes notam de imediato a falta de serviço, pontualidade e qualidade. Quando os funcionários se tornam mais conscientes em relação aos problemas de dados, eles começam a perder confiança no sistema e recorrer a soluções alternativas descritas no cenário#1, fazendo-os se sentirem melhor em atingir alguns resultados, mas não melhorar a situação permanentemente. Na verdade, quanto mais exceções e soluções alternativas na forma como o trabalho é realizado, maior será a variabilidade nas experiências dos clientes com os níveis de serviço, qualidade e tempo de entrega.
No meu próximo post, vamos explorar como Lean IT aborda a questão dos “Bad Data” em um nível para criar melhorias mensuráveis e sustentáveis.
Fontes em inglês: MikeOrzen.com