OKRs (Objective and Key Results) é um processo para definição e desdobramento de metas e estratégias ambiciosas e mensuráveis que podem ser utilizadas por líderes e times. É atualmente utilizada em grandes empresas como Google, Twitter, Linkedin e faz parte do meu dia a dia na CI&T.
Objectives são as metas, elas te dizem o caminho para onde ir. Para cada objective, são definidas as Key Results (KRs), elas indicam como você vai atingir cada objetivo.
OKRs tem sido uma estratégia extremamente efetiva no crescimento das empresas. Por dar foco em poucas prioridades, permite o acompanhamento do progresso das metas e garante o alinhamento com o planejamento estratégico.
A flexibilidade do processo permite a aplicação em qualquer âmbito e escala. No cenário corporativo pode ser utilizada no desdobramento do planejamento estratégico ou em uma ação tática específica, uma ferramenta essencial para startups. No cenário pessoal, pode ser a solução para os planos de fim de ano saírem de fato do papel, posso afirmar como experiência pessoal.
O exercício de definição das OKRs pela comunidade, culminou em boas práticas que colaboram consideravelmente na efetividade do processo:
- Objectives devem ser ambiciosos - deve tirar alguém da zona de conforto.
- Key Results devem ser mensuráveis e de forma simples - uma das formas mais utilizadas é a escala de 0 - 1.0 para cada KR.
- Somente Key Results devem ser mensuradas, a média das KRs deve ser o resultado do Objective.
- OKRs devem ser públicas - no cenário corporativo, todos devem ser capaz de saber onde cada colaborador está atuando. No âmbito pessoal, compartilhe com familiares e amigos.
- Apesar de não haver uma regra, em geral são definidas no máximo 5 Objectives e 4-5 KR para cada Objective.
- Atingir 1.0 com facilidade, demonstra que os Objectives não estão ambiciosos o suficiente. Dessa forma, a escala entre 0.6 e 0.7 deve ser setada como um cenário atingível, a partir desse valor a definição deve ser mais difícil, mas não impossível.
- OKRs não estão conectados com avaliação de performance, mas sim com as metas da empresa e como colaborador pode contribuir para atingi-las.
Por se tratar de um modelo de valoriza a experimentação e o aprendizado, OKRs são definidas ou desdobradas por quarter (trimestre), o que permite correções de rota a cada nova rodada.
Exemplo:
Objective:
- Lançar com sucesso um novo produto no próximo trimestre
Key Results:
- Criar estudos de caso de 20 clientes
- Ganhar um prêmio de “Melhor Produto do Ano” em uma conferência
- Conquistar 10 novos clientes
- Produto citado em 3 mídias referência do segmento organicamente
OKRs não devem ser vistas como uma lista de atividades a serem executadas. O exercício tem como objetivo gerar o aprendizado, dessa forma baixos índices não deveriam gerar qualquer tipo de punição.
O método de avaliação por quarter tem exatamente esse objetivo, a rápida execução e avaliação dos resultados para reajuste da rota em caso de índices abaixo do esperado.
O exercício tem demonstrado que quando OKRs são bem-definidas e compartilhadas, ajudam todos os envolvidos a entender claramente quais são as prioridades, como elas serão desdobradas, como serão mensuradas, além de dar clareza da performance de cada Objective.
Sem dúvidas, uma grande ferramenta para incluir em seu arsenal!
Artigo original: Linkedin