Por: Marlon Silva
5483 visualizações
Tempo leitura: 4 min
Através dos tempos nós descobrimos muitas formas de evoluir. Deixamos de lado certos instintos e adquirimos novos. Passamos a nos comunicar com aparelhinhos móveis que variam de tamanho de tempos em tempos, mas que nos permitem fazer coisas que deixariam nossos ancestrais de boca aberta, não é?
Essa é uma séria de 3 artigos onde irei contar um pouco de como a PNL, o Coaching e a filosofia Lean transformaram minha vida e minha carreira. Hoje falarei sobre a PNL, espero que gostem!
Apesar de tanta evolução, ainda existe algo que nós seres humanos sempre buscamos, que são RESULTADOS! Buscamos bons resultados em nossa vida pessoal, em nossa saúde, em nosso trabalho e em nossos relacionamentos. Poderíamos ficar horas citando tipos de resultados, como aquele que está no topo da lista como o mais desejado, EMAGRECIMENTO.
O principal fator para se obter resultados ainda são as pessoas. Imaginem uma empresa querendo atingir suas metas/resultados sem pessoas, algo não presenciado ainda, não é? O que determina a qualidade de nossos resultados são os nossos comportamentos, a forma que externalizamos ao mundo nossas atitudes. O que faz com que você, eu e a sua empresa (repleta de pessoas) tenhamos bons comportamentos são a quantidade de recursos disponíveis para se fazer algo e a qualidade desses recursos. Por exemplo, para que um médico realize um boa cirurgia, ele precisa estar amparado de bons recursos como: material hospitalar, instrumentos para cirurgia, roupas apropriadas, ambiente todo esterilizado, etc… Ou mesmo um programador de software, necessita de um computador adequado, softwares licenciados, cadeira, mesa e um bom café. Tudo que citei aqui são exemplos de recursos. Independente de sua profissão, tenho certeza que você pode pensar nesse momento em recursos que você utiliza no seu dia a dia.
Da mesma forma, nós também precisamos de recursos para lidar com pessoas, para lidar com nós mesmos (frustrações, medos, anseios, sucesso) e foi aí que eu aprendi a aprender!
No ano de 2009 eu entrei para o time da CI&T (empresa na qual trabalho até hoje) e 3 meses após minha chegada eu tive a oportunidade de trilhar um caminho focado em liderança e gestão (PS: sou formado em Análise de Sistema e ingressei na empresa como Engenheiro de Software) e foi aí que eu me perguntei: “Quais recursos eu possuo para lidar com pessoas?”. Lembro-me claramente de tentar buscar no Google algo como “Como liderar pessoas mais velhas que você e com grande tempo de casa” e o Google não me ajudou, Rs!
Procurando por recursos, me deparo com algo com um nome um tanto que egocêntrico, místico e instigador: Programação Neurolinguística (PNL). Foi através da PNL que eu pude entender muito mais sobre MENTE, que me ensinou muito sobre GENTE e me ensinou muito mais sobre MIM MESMO! [Caso tenha interesse em saber da origem da PNL, clique aqui, esse link tem uma boa referência]
A PNL é uma grande caixa de ferramentas que permite você desenvolver/atualizar recursos que já estão em você, tais como: Estados Emocionais, Fisiologia e Habilidades. O mais legal de tudo é que com a PNL eu pude aprender que nós não mudamos ninguém a não ser nós mesmos. Se eu pudesse resumir (os pais da PNL que me perdoem, sei que é muito maior que isso), um dos maiores aprendizados que recebi da PNL foi sobre COMUNICAÇÃO! Pesquisas indicam que 70% dos problemas das grandes empresas estão relacionados à comunicação. Quando passei a entender certos padrões verbais e não verbais da minha comunicação, pude mudar muito a qualidade com que eu me comunicava e isso já representou um grande avanço na forma de liderar e enxergar as pessoas! Sabe o que foi mais legal de tudo isso? Uma vez que pude aplicar as ferramentas e modelos da PNL na comunicação, eu percebi que poderia utilizar em outras áreas também, como Relacionamentos, Saúde e Carreira e quando você tem essa liberdade de criação, estratégias e recursos, sua mente faz todo o resto, basta motivá-la!
Hoje me sinto muito mais pleno de recursos e você pode querer perguntar: “Marlon você se tornou um SER iluminado?” Não é isso! O grande ponto é: quando você aprende mais sobre você, torna-se capaz de realizar novos movimentos, feitos anteriormente em modo automático e agora de forma muito mais consciente e ecológica.
Para fechar este papo, o que a PNL trouxe para mim e para minha carreira foi AUTOCONHECIMENTO e através disso pude continuar a construção para chegar onde estou hoje.
No próximo artigo falarei sobre Coaching e como ele me forneceu alicerces poderosos para construir uma área de Coaching dentro da CI&T.
Artigo original:
Linkedin
Data da publicação:
04/06/2017
-
Marlon Silva
CI&T
Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC-Campinas | Life & Executive Coach pelo Behavioral Coaching Institutes | Master Coach ICI pela International Association of Coaches Institutes | Master Practitioner em Programaçao Neurolinguistica | Practitioner em Core Transformation pela Actius | Certificado pelo Worth Ethic como Analista Alpha Assessment | Mentee no Coach Up Master Mind Mentoring System by Arline Davis | Gerente da área de Liderança Lean e Coaching da CI&T.