Por: Rodolfo Luz
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Primeiro evento no mundo sobre a junção dos dois temas, o Lean Digital Summit, evento organizado pelo Lean Institute Brasil e pela CI&T em 09/11/2017, provou que a transformação que as organizações tanto almejam é boa quando se utiliza separadamente a Filosofia de Gestão Lean e o conceito de Transformação Digital, mas muito melhor quando são combinadas. O evento trouxe diversos cases que demonstram que esta fusão de Lean+Digital se torna a fórmula de sucesso que empresas de diversos setores como grandes bancos, varejo, manufatura, tecnologia, serviços e saúde.
Como fiz em eventos anteriores, gosto de escrever um pouco sobre as palestras que mais me geraram insights e que me motivaram a busca mais conhecimento. E foi um evento e tanto! Parabéns aos organizadores!
Steve Bell - Lean IT Strategies
Autor do primeiro livro sobre a aplicação do Lean para a área de TI, Steve Bell deu início às palestras com o tema "Lean Digital Enterprise". Apresentou, assim como em seu livro, muito mais questões humanas do que tecnológicas, comprovando que o Lean "is all about people". Tive o prazer de conhecer o Steve Bell pessoalmente no primeiro dia do Summit, super simpático e humano!
Primeiramente, falou sobre a convergência do Lean com o Digital: de um lado praticantes Lean querendo aprender mais sobre o as capacidades e valor que a digitalização pode trazer; e do outro lado, os praticantes Digital querendo aprender como os princípios e práticas Lean podem melhorar e deixar sustentável seu desempenho.
Apresentou as 5 Dimensões do Valor Digital:
- Capacidades de Produtos e Serviços
- Fluxo de Valor de Desenvolvimento, Produção e Entrega de Serviço
- Jornada do Cliente: Experiência + Valor
- Modelos de Negócio e Operações
- Liderança, Gestão, Colaboração e Aprendizado
Ressaltou a importância e agradeceu aos criadores do Lean Thinking, James Womack & Daniel Jones por terem decifrado o código Toyota e traduzindo-os em 5 princípios (concordo plenamente, o Lean Thinking é um marco muito importante para a filosofia de gestão Lean). Apresentou então, os 7 princípios do Lean Thinking adaptados à Era Digital:
- Valor e experiência do cliente superlativa
- Fluxo de valor contínuo
- Melhoria e inovação contínua
- Integridade dos dados
- Tomada de decisão e solução de problemas baseadas em dados
- Métodos científicos para alavancar incerteza enquanto mitiga-se riscos
- Cultura de aprendizado generativo
A grande mensagem final foi que nos dias de hoje, além de se preocupar com o Valor que os nossos Produtos e Serviços proporcionam ao Cliente, devemos nos importar também com a Experiência que eles proporcionam.
Cesar Gon - CI&T
Cesar Gon, CEO e fundador da CI&T, trouxe o tema Lean Digital Transformation. Apresentou um pouco da trajetória Lean da CI&T, desde uma empresa semelhante a uma "estatal russa", burocrática e engessada, até uma empresa que respira Lean, focada no valor do cliente e nas pessoas.
Relatou que uma grande parte das grandes empresas nascidas no século passado sofrem com processos burocráticos e engessados (Slow By Design). Empresas estas que tentam ações ágeis isoladas, mas estas não tendem a ser perenes, pois todo o restante da cadeia de valor continua engessada. A missão da Transformação Lean Digital é tornar estas empresas mais ágeis e que respondem com rapidez e precisão à nova geração de consumidores. Apresentou então os pilares para a Transformação Lean Digital: Sistema de Gestão Lean focado Experiência do Cliente, Desenvolvimento de Liderança Lean tornando a Empresa Orientada a Insights das Pessoas e Entrega e Design Lean prezando pela Velocidade.
Frederico Trajano - Magazine Luiza
Presidente do grupo Magazine Luiza, Frederico Trajano contou como foi a trajetória da transformação digital do grupo, motivada pela crise, pela nova geração de
consumidores e a crescente concorrência. Contou como o advento Digital contribui para a transformação do grupo, sobretudo com o LuizaLabs,
um laboratório de Tecnologia e Inovação, iniciado no núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Magazine Luiza. Trajano conta que o ambiente criado no LuizaLabs de
autonomia e responsabilidade, equipe multidisciplinar, autogerenciável e com pouca burocracia, rompe barreiras e aumenta a capacidade de agregar valor ao negócio, criando produtos e serviços com foco no varejo, oferecendo aos clientes uma melhor experiência de compra.
Andrea Castro - Orizon
Andrea Castro, Superintendente Comercial da Orizon, trouxe como tema o combate ao desperdício no processo de gestão de demandas na empresa.
Mostrou como era antes o processo e os gaps de desperdício principalmente no tempo de atendimento e na qualidade da prestação dos serviços.
Mostrou que não bastou conhecer e seguir toda a cartilha Lean, precisou ser feito um trabalho de mudança de mindset o que gerou não somente resultados expressivos mas também um ambiente de colaboração e de times motivados.
Rubens Kogake e Renato Costa - Flex
Digitalização impulsionando as operações foi tema trazido por Rubens e Renato da Flex. Contou como a empresa se reinventou e se transformou com a combinação
Lean e Digital, utilizando o conceito de Startup, com departamentos isolados longe da burocracia que permite a criatividade e inovação em projetos que agreguem valor ao negócio e ao cliente. Apresentaram alguns cases da empresa, seus desafios com o legado e como foram superados se preocupando com o aspecto humano da organização.
Christopher Thompson - Lean Institute Brasil
Coordenador do evento Lean Digital Summit, Christopher Thompson do Lean Institute Brasil, teve a missão de demonstrar o sentido do nome do evento com sua palestra
"A transformação Digital exige pensamento Lean". Uma excelente apresentação. Didaticamente apresentou como o Lean converge para o Digital e o Digital converge para o
Lean, fazendo a analogia com o Ying Yang, simbolizando o equilíbrio e como ambos se completam. Além disso, colocou diversas questões que fizeram a plateia refletir,
como por exemplo, muitas empresas desenvolvem soluções incríveis mas quando o problema do cliente sofre mutação, demoram a entender que somente o cliente é capaz de
definir valor, continuando apaixonados pela solução ao invés do problema, tentando convencer o cliente a adaptar-se à solução. Colocou também a importância de quebrar
os silos funcionais nas empresas, pois para o cliente pouco importa as diversas áreas da empresa da qual ele está comprando, mas sim o fluxo de valor do que ele está
comprando, enfatizando a importância do mapeamento de fluxo de valor e fluxo contínuo, pois a cada silo de uma estrutura tradicional gera seu percentual de desperdícios.
Henrique Imbertti - Magazine Luiza
Henrique Imbertti, Diretor de Agilidade Organizacional do Magazine Luiza, contou em uma excelente apresentação, como foi em detalhes o case Lean do grupo introduzido
por Frederico Trajano, CEO do grupo. Uma trajetória inspiradora para empresas que estão começando sua jornada Lean. Contou sobre o LuizaLabs, onde tudo começou em uma
pequena sala com 2 pessoas, com pequenos experimentos, utilizando conceito de Estratégia de Galápagos (uma analogia para um ambiente isolado livre para a
"natureza/criatividade" se desenvolver), onde a ausência de burocracia permitiu um ambiente criativo pelo qual teve um crescimento exponencial, pois com o
tempo, a organização viu enxergou o valor que aqueles projetos agregavam ao negócio e sobretudo à experiência do cliente. Hoje, toda a organização viu o
valor do Digital+Lean para transformar a empresa, a qual continua se transformando.
Lule Demmissie - TD Ameritrade
Lule Demmissie, segunda palestrante internacional, contou como foi conduzir a transformação da TD Ameritrade,
quebrando os silos e estabelecendo um fluxo contínuo de valor aos clientes, seus principais desafios e como foram vencidos.
Focou no papel da Liderança Lean de proteger as pessoas quando estas cometem erros e eliminar bloqueios. Destaco aqui seu relato
de erros ao adotar Agile e ao adotar Lean, que serve muito de exemplo para outras empresas que estão na mesma jornada.
Cláudio Sanches - Itaú e Renata Mello - CI&T
Cláudio Sanches, diretor do Itaú Unibanco na Área de Produtos de Investimentos e Previdência e Renata Mello, Head of Experience Management da CI&T
conduziram a palestra "Value Stream Mapping: onde Lean e o Digital se encontram". Cláudio contou como o maior banco do Brasil, mesmo estando muito bem,
se motivou a se adaptar à nova geração de clientes do setor financeiro, enxergando que a adaptação era necessária frente aos novos bancos que surgiram já
na era digital, os quais ainda não possuem um legado a preservar e acabam investindo de maneira ousada para atender à esta nova geração de clientes.
Renata Mello, ressaltou a importância do mapeamento do fluxo de valor completo, como forma de se enxergar os caminhos para atender as expectativas de valor
dos clientes em cada um dos passos do fluxo, reforçando que a o que o valor do cliente é baseado na experiência do Cliente e vai além de características do produto.
Painel de Executivos: Itaú Unibanco, CI&T, Orizon e Lean Institute Brasil
Para fechar o evento foi realizado um excelente painel de executivos composto por Ricardo Guerra CIO do Itaú Unibanco, Cesar Gon CEO e fundador da CI&T, Mario
Martins CEO da Orizon e José Roberto Ferro presidente e fundador do Lean Institute Brasil como moderador. Onde cada um deu sua visão sobre o Lean Digital como
transformação estratégica em suas organizações..
Palestras extras dia 08/11 - Fernando Ostanelli - CI&T
Lean Transformation Coach da CI&T, Fernando Ostanelli contou em detalhes a trajetória Lean da CI&T e o aspecto da jornada do cliente dos dias de hoje que espera
muito mais agilidade dos produtos e serviços do que antes, os desafios e como a empresa atua para que a curva de satisfação do cliente seja cada vez mais
próxima do esperado, por ciclo constante de feedback e foco na cadeia de valor do produto, usando como base os princípios do Lean Thinking: Valor,
Fluxo de Valor, Fluxo, Puxada e Perfeição. Destaque também sobre os desafios de se mudar a cultura das empresas e uma fórmula utilizada para alcançar a
transformação cultural é utilizar o conceito introduzido por John Shook em sua pirâmide invertida, onde muda-se primeiro como fazemos as coisas, demonstrando
valor e com isso afetar seus valores e atitudes, que por consequência afetam a cultura da organização.
Palestras extras dia 08/11 - Marlon Silva - CI&T
Lean Leadership Manager da CI&T, trouxe em pauta o lado humano na transformação Lean, com o tema "Liderança Lean", onde a jornada e a mudança se inicia em nós mesmos.
Com muitos aspectos de coaching, programação neurolinguística e comunicação, mostrou como uma mentalidade voltada para o crescimento atua em vantagem sobre como um
mentalidade fixa atua. Por fim, apresentou o incrível Modelo da Liderança Lean, focado em 4 pilares:
- Comprometimento com autodesenvolvimento - toda jornada começa com nós mesmos buscando autoconhecimento e conhecer também as pessoas do time.
- Ajudar os outros a se desenvolver - A partir do momento que o líder se conhece, ele deve ser o Coach do time e ajudar a desenvolver suas habilidades e superar gaps.
- Melhoria contínua - o ciclo de autoconhecimento e coaching nunca termina, cada vez mais buscar melhorar. Para isso é preciso praticar feedback, mas que seja eficiente e focado no crescimento.
- Visão, objetivos e comunicação - São as metas. O estado desejado tem que ser três vezes mais empolgante, é o que te motiva a se mover. Se a jornada não tem aprendizado, é preciso repensar se está no caminho certo.
Minhas considerações:
Como resumo de insights que obtive e pretendo levar adiante, concluo que o evento ressaltou:
- A convergência do Lean com o Digital: combinados, torna-se a fórmula do sucesso para transformação digital e cultural
- Valor para o cliente: Experiência do cliente vai além de características de produtos e serviços
- A importância do ciclo de aprendizado contínuo: usando ferramentas como A3 em um ambiente que permita aprender a estágio da jornada, perseverar ou pivotar quando necessário
- Como começar uma jornada Lean e como permitir a inovação contínua com o conceito Digital: ambientes muitas vezes isolados da burocracia que permitam criação utilizando conceitos de startup e intraempreendedor (empreendedorismo interno na organização) conforme Eric Ries demonstra em seu livro Lean Startup.
- Liderança Lean: o papel no líder que busca autoconhecimento acredita, motiva, proporciona um ambiente de confiança para falhar+aprender e que desenvolve as pessoas, disseminando o mindset Lean, voltado para transformação e inovação, pois não basta conhecer Lean, tem que ser Lean.
Artigo original:
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Data da publicação:
14/11/2017
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Rodolfo Luz
CI&T
Especialista em Gerenciamento de Projetos pela FGV e graduado em Análise de Sistemas pela PUC-Campinas, possui as certificações: Lean IT Foundation, PMP (PMI), Agile Scrum Foundation, Agile Service Projects, ITIL-F, Practitioner em Programação Neuro-Linguística e Fundamental Coaching Skills (ICI).
Atua hoje como Product Lead / Digital Strategist na CI&T sendo responsável por liderar o time no Value Stream de produtos de software com fomo em maximizar o valor entregue aos clientes. Responsável também por conduzir e proporcionar que as pessoas do time se desenvolvam em seus talentos, destravando seus maiores potenciais de modo a alcançar seus objetivos individuais.
Tenho experiência em liderança de projetos em áreas como Consultoria (PMO, BPM, ITIL, CobIT, Estratégia de TI), Desenvolvimento de Software, P&D (Mobile, Energia e Telecom) e Infraestrutura de ECM.
Trabalhou com clientes nacionais e internacionais de grande porte, incluindo Coca-Cola, Quala/Boasso Global, Banco Itaú, Huawei e Governo de MG, entre outros.
Além disso, atua como instrutor de treinamentos e autor de artigos sobre Lean, Gerenciamento de Projetos e TI, com paixão por Coaching, Mentoring e Desenvolvimento de Pessoas.