Por: Steve Bell
4790 visualizações
Tempo leitura: 2 min
Na quarta edição anual do Lean IT Summit em 17 de outubro em Paris, Jeff Sutherland, co-criador do
Scrum, apresentou uma história fascinante de como esta metodologia para "fazer o dobro do trabalho na metade do tempo" veio a ser. Aprendemos que a Scrum surgiu da pesquisa japonesa em desenvolvimento de produtos na década de 80, evoluiu na comunidade de pesquisa médica e, de acordo com Jeff, compartilha uma linhagem com princípios Lean e a abordagem LPPD (desenvolvimento de produtos e processos) para o desenvolvimento de produtos. Em resumo, o Scrum é um conjunto de regras e papéis simples que ajudam uma pequena equipe de desenvolvimento (ou grupo de equipes) a quebrar uma grande idéia de produto em pequenos pedaços priorizados e realizar experiências de desenvolvimento de aprendizagem em rápidos "sprints" e ciclos de lançamento, resultando em algo útil ao cliente no final de cada ciclo. Há freqüentes "retrospectivas", onde a equipe reflete sobre o que pode ser feito para melhorar continuamente o processo de desenvolvimento, bem como o próprio produto. Vale notar que, quando Jeff ensina as aulas Scrum, ele inclui a resolução de problemas A3 no currículo como um elemento vital desse processo de melhoria contínua.
Você encontrará a apresentação de Jeff aqui:
Scrum: A arte de fazer o dobro de trabalho na metade do tempo por Jeff Sutherland - Lean IT Summit 2014
from Institut Lean France
Enquanto Scrum tem sido estreitamente associado ao desenvolvimento de software por muitos anos, e Jeff é um dos autores do manifesto ágil, a abordagem Scrum surgiu e pode ser aplicada a qualquer esforço de design e desenvolvimento. Aqui estão algumas perguntas para os leitores a ponderar: quantos de vocês já ouviu falar sobre o Scrum? Quantos experimentaram com isso? Você experimentou o uso do Scrum em esforços de desenvolvimento de produtos que não estão inteiramente focados em software, mas talvez na convergência de produtos físicos e digitais? Por favor, compartilhe suas experiências nos comentários para que possamos aprender juntos.
As opiniões expressadas nesta publicação não representam necessariamente as opiniões ou políticas do The Lean Enterprise Institute.
Source:
lean.org
Data da publicação:
01/01/2018
-
Steve Bell
Lean IT Strategies
Steve Bell is a faculty member of the Lean Enterprise Institute and the Lean Global Network and author of three books: Lean Enterprise Systems, Lean IT
(winner of the 2011 Shingo Research Prize), and Run Grow Transform. Karen Whitley Bell and he are co-founders of Lean IT Strategies whose mission is to coach organizations
on the integration and adoption of Lean, DevOps, Agile, Scrum, and IT Service Management practices to support Lean Enterprise Digital Transformation.