Valor é tudo aquilo que o cliente percebe e está disposto a pagar. Esse conceito deve estar sempre presente no nosso dia a dia, seja desenvolvendo, montando ou projetando. No artigo anterior os conceitos do SCRUM e do VSM foram apresentados de forma resumida, e nesse veremos mais um pouco sobre o VSM e como essa ferramenta visual pode ajudar a identificar o valor nos processos.
O mapeamento do fluxo de valor deveria ser uma prática comum nas organizações, uma vez que, eliminar desperdícios e reduzir custos, são objetivos comuns em todas elas. Com o VSM é possível, de forma visual, identificar as perdas nos processos e as falhas de comunicação ao longo de todo o ciclo de desenvolvimento e prever o estado futuro, no qual, é possível eliminar ao máximo essas perdas.
É importante que uma equipe multidisciplinar esteja reunida para desenvolver os mapas, dessa forma os skills se completam e as visões individuais se unem para compreender como os processos e as informações estão dispostas ao longo da cadeia de valor, dessa forma identificando nos mapas possíveis problemas que podem ser melhorados.
A boa prática indica que os mapas, estado atual e futuro, sempre fiquem em um local visível a todos na empresa para que possam ver e conhecer como o desenvolvimento de um produto está estruturado. É importante que esses mapas sejam feitos, da primeira vez, a mão para que a interação entre os envolvidos seja mais produtiva.
O VSM têm alguns ícones e formas específicas para serem utilizadas, assim, toda vez que alguém olhar para um mapa identificará os processos, as comunicações e as interações entre eles.
O mapa a seguir é simplificado e representa de forma visual um processo de desenvolvimento tradicional, no seu estado atual, com suas interações e fluxo de informações. Lembrando que essa ferramenta pode e deve ser usada em qualquer tipo de organização e para qualquer tipo de produto.
Para uma melhor visualização do mapa do estado atual clique no link.
https://1drv.ms/b/s!AkPSTkhu53CQgQAfWDzO1yZLkkt5
OBS: Mapa para representação da ferramenta.
Na forma tradicional de desenvolvimento de um projeto é possível ver que os processos tem muitas perdas entre eles, existe muito desperdício de tempo aguardando a finalização do processo anterior e as comunicações são frequentes, e o objetivo final, que é entregar o produto, só acontece quando todo o escopo foi finalizado, dessa forma quando o cliente recebe o produto, todo de uma vez, fica muito complexo de se fazer alterações, e há custos mais altos envolvidos. Assim a regra dos 80:20 acaba não sendo aplicada.
Essa regra demonstra que 80% do valor entregue estão nos 20% das funcionalidades desenvolvidas e com a forma tradicional de desenvolvimento não é possível identificar quais são os 20% do valor que o cliente quer receber, já que são poucas as vezes, isso quando acontece, que o cliente está junto com a equipe do projeto determinando o que realmente importa para ele.
É possível ver ainda que as atividades que agregaram valor corresponderam à apenas 24,25% do total do projeto, o restante, mais de 75%, são desperdícios, parece difícil de acreditar mas essa é a realidade que acontece em quase cem por cento das empresas que fazem o mapeamento pela primeira vez é um fato que deve ser encarado como objeto de mudanças.
Assim, antes de tomar qualquer ação de melhoria ou reduzir tempo e custos é importante que, por meio, do mapeamento do fluxo de valor, se conheça onde os esforços deverão ser direcionados, muitas empresas, por não se conhecer, direcionam esforços para ações superficiais, comprometendo outros processos, pessoas, e até mesmo aumentando os custos.
Mapear o fluxo de valo é conhecer o que o cliente percebe e está disposto a pagar, o restante é desperdício e deve ser eliminado, claro que eliminar 100% dos desperdícios é impossível, até mesmo, nas metodologias Lean e Agile há desperdícios, mas quanto mais eles forem reduzidos mais enxuto ficará os processos.
No mapa atual foi possível perceber muitas perdas relacionadas a tempo, na parte 3 desse artigo será possível identificar como o framework SCRUM ajudará na redução desses desperdícios e na melhoria das comunicações.