Sem dúvidas, o SCRUM, é o framework ágil mais utilizado no mundo, por ser simples de aprender e trazer ótimos resultados nos gerenciamentos de projetos complexos e que demandam de mudanças ao longo do ciclo de vida do produto. Com ele é possível reduzir consideravelmente os desperdícios de um modelo tradicional de desenvolvimento, deixando assim os processos e comunicações mais enxutos e entregando ainda mais valor aos clientes.
Como visto nos artigos anteriores, valor é tudo aquilo que o cliente percebe e está disposto a pagar, dessa forma o SCRUM será útil duas vezes. Com ele é possível reduzir ou eliminar tempos entre processos, deixando-os mais fáceis de serem visualizados e ele próprio é um diferencial competitivo entre as empresas, uma vez que, as entregas incrementais priorizadas pelas partes interessadas e o cronograma dentro do prazo, são valores que o cliente percebe e está disposto a pagar.
O mapa seguinte representa de forma visual o estado futuro do mapa anterior, parte 2 desse artigo, com suas interações e fluxos de informações, utilizando o SCRUM como upgrade da melhoria.
Para uma melhor visualização do mapa do estado atual clique no link.
https://1drv.ms/b/s!AkPSTkhu53CQgQHrzeBuxloqu7_c
OBS: Mapa para representação da ferramenta.
Nesse mapa, estado futuro, é possível perceber que os processos ficaram mais enxutos, os tempos entre os processos foram reduzidos consideravelmente e as comunicações que outrora eram constantes agora se resumem a necessidade de apontar as entregas e as comunicações com os clientes.
>É possível perceber que as entregas ficaram mais próximas do cliente, ou seja, ele determina o que tem mais valor e o Product Owner adiciona isso ao Backlog e então a equipe, auto gerenciável, de desenvolvimento do projeto, decide como será feito, no entanto, o mais importante é que a cada ciclo, que nesse caso é uma Sprint de duas semanas, um incremento ou um produto será entregue ao cliente e caso haja alguma necessidade de alteração isso poderá ser feito com menos impacto, custo e tempo, diferente do método tradicional de desenvolvimento de projetos que essas situações são feitas, normalmente, com o produto entregue e com custos e tempo mais altos.
Com essa proximidade, atingir a regra dos 80:20, que demonstra que 80% do valor entregue estão nos 20% das funcionalidades desenvolvidas, fica mais fácil, pois, quem determina os valores é o próprio cliente, e em seguida o P. O. que é o conhecedor do negócio e está em contato direto com as partes interessadas, determinará quais funcionalidades serão desenvolvidas primeiro com base no que o cliente quer receber primeiro.
É possível perceber ainda que as atividades que agregaram valor corresponderam à 71,45% do total do projeto, o restante 28,55%, são desperdícios, é uma redução de desperdício bastante expressiva em relação ao mapa anterior. Isso ocorreu após conhecer a situação atual, e então direcionar os esforços no que realmente importava, e com o SCRUM foi possível reduzir muito o desperdício de tempo, melhorar as comunicações e o principal, entregar incrementos do produto sem que estivesse totalmente pronto, esse sem dúvidas é o valor que todo cliente percebe e está disposto a pagar.
Um ponto positivo do mapa futuro é que há reuniões diárias para alinhar a equipe de desenvolvimento com o dia a dia do projeto, há também outras reuniões com o objetivo de apresentar aos clientes o que foi possível realizar em cada Sprint e propor melhorias para os próximos ciclos de desenvolvimento. Diferente das reuniões dos métodos tradicionais que são longas, sem objetividade, e com muitas distrações.
Com o SCRUM foi possível melhorar a entrega de valor. A utilização do VSM – Value Stream Mapping ajudou a desenhar o estado atual, como foi visto na parte 2 desse artigo, e propor o estado futuro, como foi visto nessa parte do artigo. O ideal é que se faça os dois mapas com as mesmas pessoas, e no mesmo dia, para que a interação se mantenha e as melhores soluções de melhoria, que nesse caso, foi implantar o SCRUM para mudar os processos, as comunicações e a cultura das pessoas em relação ao método tradicional de desenvolvimento de projetos, fique evidente.
Foi possível perceber que a união do VSM juntamente com o SCRUM puderam mudar a forma como as coisas foram feitas e mesmo quando achamos que a situação seria crítica, como foi percebido no mapa do estado atual, no qual tínhamos mais de 75% de desperdício, o SCRUM teve uma grande participação na redução desses desperdício e foi possível entregar ainda mais valor com as entregas do produto a cada ciclo Sprint.