O que não é um MODELO BIM?
Muitos processos estão ligados ao BIM, e nem todos precisam ser realizados para cumprir-lo. Evidentemente, para se "entregar o BIM", é necessário um MODELO BIM ( produto que utilizado nos processos e políticas BIM).
Usualmente, para explicar algo utilizamos o significado, mas nem sempre é a melhor estratégia. Principalmente quando o termo possui inúmeras atribuições.
Dado isso:
O que não é um MODELO BIM?
1 - Modelos que só contêm dados 3D: existem softwares incríveis para modelagem 3D, mas uma das principais premissas ao BIM é a informação. O modelo deve saber exatamente o que ele é. Essa é também uma das principais diferenças entre o BIM e o CAD.
2 - Modelos sem inteligência paramétrica: o uso do termo "inteligência paramétrica" aqui é uma síntese de diversas ações que implicam em não possibilitar erros na extração de resultados. Ou seja, todo seu modelo deve ser auto atualizável.
Por exemplo:
2.1 - Desenhos 2D devem ser retirados do modelo 3D, e a atualização em qualquer um dos dois deve implicar na revisão do outro.
2.2 - Quantitativos devem ser extraídos automaticamente com base nas informações do modelo, e não gerados manualmente. Links relacionados: https://lnkd.in/dzDAeuW