É a maneira pela qual uma empresa gerencia e executa sua estratégia. Para desenvolver uma estratégia é necessário ter um plano contendo objetivos claros, ações, prazos, responsáveis e indicadores precisos.
O desdobramento estratégico serve para alinhar os envolvidos a fim de que todos os recursos sejam utilizados em pró de objetivos comuns. Em outras palavras, com esta forma de gerenciamento, a organização saberá se cada atividade, que é feita diariamente, está de acordo com os principais objetivos da empresa.
Desdobrar uma estratégia não é uma tarefa nada fácil, os responsáveis (líderes) devem ter o conhecimento necessário para estabelecer relações claras entre os indicadores, a fim de que os resultados obtidos em pequenas tarefas feitas diariamente sejam repercutidos no próximo indicador acima e assim por diante, até chegar aos principais objetivos da empresa. Com isso, a alta direção terá a certeza de que o trabalho diário trará benefícios diretos à companhia.
Antes de implementar o desdobramento da estratégia em sua empresa, os líderes precisam ser definidos e Pascal Dennis em seu livro: Fazendo acontecer a coisa certa apresenta quatro perguntas que poderiam ser feitas:
- “Quem é o melhor líder de desdobramento para cada objetivo?
- Como criar entendimento sobre o papel do líder de desdobramento?
- Quais obstáculos os líderes de desdobramento provavelmente enfrentarão e como podemos apoiá-los?
- Que habilidades os líderes de desdobramento precisam ter e como podemos desenvolvê-las?”