Lean TI ou Lean IT é a adaptação dos conceitos originados da filosofia Lean e do Sistema Toyota de Produção para a área de TI, de forma que ela possa ser integrada corretamente ao negócio para fornecer valor mais rapidamente aos clientes, mudando a maneira como as pessoas trabalham e consequentemente a cultura da empresa.
Com a aplicação dos conceitos Lean em TI buscamos:
- Aproximar as pessoas de TI com as responsáveis pelos negócios da empresa
- Quebrar os silos que dificultam as entregas de valor aos clientes
- Modificar a forma como os colaboradores executam sua tarefas no dia a dia
- Fazer com que os colaboradores pensem sempre sob a perspectiva do cliente
- Mudar a maneira como todas as pessoas da organização entendem e resolvem os problemas
- Estabelecer uma efetiva mudança cultural
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O significado de alguns termos relacionados com Lean IT:
Valor ao Cliente: é a premissa básica para a transformação. Todas as ações feitas em uma empresa de TI devem ser voltadas a gerar valor ao cliente. Isso nos induz a pensar a todo o momento, como a atividade que desenvolvemos no dia a dia gera valor ao cliente. Aquilo que não agrega valor direta ou indiretamente deve ser eliminado. A definição de valor sob o ponto de vista do cliente, segundo James Womack em seu livro Soluções Enxutas, deve ser entendida como:
- Solucione meu problema completamente;
- Não desperdice o meu tempo;
- Forneça exatamente aquilo que eu quero;
- Entregue valor exatamente onde eu quiser;
- Forneça valor exatamente quando eu quiser;
- Reduza o número de decisões que eu devo tomar para solucionar meus problemas;
Hoshin Kanri: a geração de valor deve estar ligada diretamente ao Hoshin da empresa (plano estratégico, norte verdadeiro). Ele é quem direciona o desenvolvimento das atividades de forma a criar valor mais rapidamente ao cliente. O Hoshin deve ser realizado por meio do gerenciamento diário, dessa forma a empresa sempre terá indicadores atualizados informando se está dentro ou não da meta. Saiba mais sobre o Hoshin Kanri clicando aqui.
Fluxo Contínuo: as atividades que modificarão os indicadores devem ser desenvolvidas em fluxo contínuo, ou seja, sem intervenções.
Sistema Puxado e Nivelamento da Produção: Sistema Puxado significa que algo será feito quando houver um pedido, ou seja, quando existe uma demanda real do mercado e não apenas uma suposição baseada em estimativas que podem falhar. O Nivelamento da Produção consiste em variar o desenvolvimento das atividades não gastando esforços em apenas um produto ou item. A ideia seria liberar pequenos lotes de vários produtos à vários clientes. Saiba mais sobre o sistema puxado clicando aqui.
Jidoka: significa autonomação (automação com toque humano). Significa parar sempre que ocorrer uma falha, ou seja, não passar o problema adiante. Ao ser detectado um problema seja em hardware ou software este deve ser solucionado imediatamente de forma que o erro não volte mais a ocorrer. Saiba mais sobre o Jidoka clicando aqui.
Kaizen: o espírito da melhoria contínua deve ser incorporado aos colaboradores da empresa onde a busca incessante por problemas faz parte da rotina diária da corporação. Além disso, o PDCA precisa ser aplicado na resolução de problemas (seja por meio do A3, 5 Porquês, Espinha de Peixe, etc). Saiba mais sobre o Kaizen clicando aqui.
Padronização: é necessário estabelecer padrões, seja na maneira como um problema é resolvido, na construção de um novo software, na manutenção, no suporte, treinamento de colaboradores, etc. É importante destacar que o Kaizen deve ser aplicado em todos esses casos. Podem ser utilizadas, não todas, mas várias práticas de ITIL e COBIT.
Estabilização: para apoiar o crescimento da empresa e a operação diária é necessário ter estabilidade básica. Ela fará com que todos os termos explicados anteriormente possam ser utilizados.
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