Valor: essa é a premissa básica para começar a desenvolver algo: deixar o cliente definir o que é valor em seu produto. Aparentemente isso parece uma tarefa simples, mas não é. A maioria das organizações e Startups falha ao desenvolver um produto (podemos notar pela quantidade de empresas que vão à falência logo no primeiro ano após iniciar suas atividades), pois acreditam fazer o que o cliente quer. Ainda sobre o conceito de valor é necessário entender que:
- Aquilo que ele não está disposto a pagar pelo produto é desperdício e deve ser eliminado.
- Assim como os clientes, os produtos precisam estar em constante evolução, por isso, estudos frequentes são válidos a fim de transformar o produto ao longo do tempo.
Fluxo de Valor: identificar quais etapas agrega valor ao produto é o segundo princípio Lean. Aquelas que não agregam valor (desperdício) devem ser eliminadas, reduzindo automaticamente os custos de máquinas, energia, tempo, etc. Para isso deve-se utilizar uma ferramenta chamada Mapeamento de Fluxo de Valor.
Fluxo Contínuo: Depois de identificadas apenas as tarefas que criam valor ao produto, nessa etapa deverá ser criado o fluxo contínuo, ou seja, produzir sem interrupções. A ideia seria atender as necessidades dos clientes com rapidez, com menor tempo para processar os pedidos e baixo estoque. Essa é uma das etapas mais difíceis de atingir com plenitude.
Produção Puxada: Nessa etapa a empresa passa a trabalhar produzindo apenas o que o cliente quer, reduzindo ao máximo o estoque. Dependendo da quantidade de produtos existirá a necessidade em se criar um supermercado de produto acabado, fazendo com que a empresa passe a produzir de forma a repor as unidades vendidas apenas nesse supermercado. Com a produção puxada se elimina a necessidade de descontos e promoções com objetivo de acabar com o estoque dos itens que já foram produzidos e encontram-se parados por determinado período.
Perfeição: É a busca pela melhoria contínua dos processos, pessoas, produtos, etc., com objetivo de agregar valor ao cliente sempre. Empresas como a Toyota buscam problemas diariamente, a fim de melhorar o produto e consequentemente a satisfação do cliente.
Oferecemos um treinamento de Lean Thinking com várias dinâmicas que ajudará a fixar ainda mais os 5 princípios. Para saber mais, clique aqui.
Conheça um pouco mais sobre outros termos:
O que é Lean Thinking?
Os 5 princípios do Lean Thinking
O que é Mapeamento do fluxo de valor (MFV)?
O que é um A3 - método para solução de problemas?
O que é Kaizen?
O que é Kanban?
O que é 5s?
O que é Hoshin Kanri (Desdobramento da estratégia)?
O que é Trabalho Padronizado?
O que é Gemba (Genchi Genbutsu)?
O que é Jidoka?
O que é Sistema Puxado?
O que é Produção Empurrada?
O que é Cadeia de Ajuda?
O que é Heijunka (nivelamento da produção)?