Sobre ESG
Estima-se que, até 2025, os ativos financeiros em ESG devem alcançar a marca de um terço do total de US$ 140 trilhões administrados no mundo (EY-PARTHENON, 2021). Investir em ESG (sigla em inglês de Environmental, Social and Governance) é algo que irá garantir a sustentabilidade da empresa a longo prazo. Esses investimentos estarão diretamente relacionados com o valor da marca, retorno financeiro, aumentos das expectativas dos investidores e principalmente a sustentabilidade da organização.
É válido lembrar que ESG não é apenas sustentabilidade, e sim muito mais do que isso. Há empresas que buscam investir nas oportunidades do ESG (curto prazo) do que nos desafios (longo prazo) e estratégias desse tipo irão prejudicar não somente a organização, mas como o planeta como um todo. Além disso, existe um conceito chamado de greenwashing, ou seja, quando a empresa utiliza propagandas sobre ações ambientais e/ou ecológicas, mas não as coloca em prática. De forma a garantir que a organização não está fazendo greenwashing, empresas buscam certificações como FSC, IBD, Eletrobras, Eocert (ISO 14021), etc.
Alguns trabalhos que a Lean IT pode fazer para sua empresa
-
Avaliação de riscos ESG: muitas empresas estão buscando avaliações de risco para entender melhor como as considerações ambientais, sociais e de governança podem afetar seus negócios a curto e longo prazo.
-
Desenvolvimento de políticas ESG: muitas empresas estão buscando ajuda para desenvolver políticas e práticas que levem em conta questões de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa, que possam ser integradas em seus negócios e operações.
-
Relatórios de sustentabilidade: muitas empresas estão buscando ajuda para produzir relatórios de sustentabilidade, que são cada vez mais exigidos por investidores, reguladores e outras partes interessadas.
-
Fornecer Software ESG para acompanhamento dos trabalhos e report oficial da situação organizacional.
Como adotar ESG em minha empresa?
Primeiramente é necessário entender alguns direcionadores para a correta adoção ao ESG. São eles, a Agenda 2030, o ODS (Objetivos de desenvolvimento sustentável) composto por 17 objetivos abrangendo temas como: bem estar dos trabalhadores (não apenas evitar o LER), como garantir um ambiente de trabalho saudável, equidade de gênero, treinamento de colaboradores, etc., além do Pacto Global composto pelos dez princípios:
- Respeitar e apoiar os direitos humanos reconhecidos internacionalmente na sua área de influência.
- Assegurar que a empresa não viole os direitos humanos.
- Apoiar a liberdade de associação e reconhecer o direito de negociação coletiva.
- Eliminar todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.
- Erradicar o trabalho infantil em toda a sua cadeia produtiva.
- Estimular práticas que eliminem todo e qualquer tipo de discriminação no ambiente de trabalho.
- Assumir práticas que adotem uma abordagem preventiva, responsável e proativa para os desafios ambientais.
- Desenvolver iniciativas e práticas para promover e disseminar a responsabilidade socioambiental.
- Incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente responsáveis.
- Combater a corrupção em todas as suas formas, incluindo a extorsão e o suborno.
Conhecendo as diretrizes chegou a hora de escolher onde investir levando em consideração o negócio, o perfil dos consumidores, a concorrência e a estratégia da empresa a longo prazo. Podemos utilizar uma tabela do professor BELINKY (2021, p. 42) como referência:
BELINKY (2021, p. 43) cita que: “a sustentabilidade pode ser vista como o objetivo final, a visão a que se deseja chegar, o desenvolvimento sustentável como a estratégia que levará a essa visão e a responsabilidade social como uma tática - um meio, entre vários outros - que os gestores podem utilizar para pôr em prática a estratégia rumo à visão almejada.”.
Ter uma boa estratégia e escolher a melhor forma de investimento trará rapidamente para empresa e seus stakeholders, os benefícios que o ESG poderá proporcionar de forma que a organização se beneficie, colocando-a em um nível acima do patamar de mercado e ao mesmo tempo ajudando nosso planeta.
Referências: BELINKY, ARON. Seu ESG é Sustentável? Biblioteca FGV, Rio de Janeiro, Out/Dez 2021.
Por quê a Lean IT?
Atuamos com profissionais qualificados, multi disciplinares, com mais de 20 anos de experiência para atender as necessidades de qualquer tipo de organização.
A Lean IT foi selecionada pelo Governo Federal para compor o Grupo de Trabalho relacionado a Redução do Custo Brasil, uma dessas pautas será a Descarbonização Brasil.
Além disso, possuímos software exclusivo para desdobramento das metas, acompanhamentos e reports exclusivos.