Entendemos que cada organização possui uma cultura diferente, processos diferentes e pessoas diferentes. Por isso, a ideia é usar os conceitos lean para adaptar aos processos das empresas de forma que elas se tornem ágeis e não ao contrário, ou seja, que a empresa se adapte aos modelos prontos de mercado. Dessa forma, já demos ganhos superiores a 1200% de produtividade para grandes organizações.
Mas como o lean pode ajudar sua empresa a ter agilidade nos negócios? É importante entendermos que agilidade é uma consequência de como uma organização trabalha. Segundo Nigel Thurlow, chefe do movimento ágil na Toyota Connected, devemos parar de fazer o ágil e começar a ativar o fluxo e encurtar os ciclos de feedback. Então nos tornaremos ágeis.
Mas para começar a ativar o fluxo e encurtar os ciclos de feedback é necessário termos um time ágil. Formar um time ágil não é apenas juntar pessoas. É necessário identificar inicialmente qual problema de negócio queremos resolver, os indicadores que iremos melhorar e só então saberemos quais colaboradores terão de trabalhar juntos fisicamente utilizando um conceito chamado de Yatai (célula de trabalho).
Tendo os colaboradores certos, trabalhando com um processo certo, para desenvolverem um produto ou serviço utilizando os indicadores corretos, evitamos “quebrar“o fluxo contínuo. Dessa maneira, conseguiremos ter rápidas decisões de negócio, colaboradores enxergando o todo, backlog controlado, aprendizado constante por meio do PDCA, etc.
Depois de ter um time ágil de sucesso, chegou a hora de replicar esse modelo piloto para toda organização. Feito da maneira correta permitirá que sua empresa atinja maturidade para ter Business Agility.
Utilizamos ferramentas, conceitos e práticas organizadas em nosso Framework Lean IT de forma a exponencializar os resultados e sustentar a transformação! Clique na imagem abaixo para saber mais.
Quero saber mais sobre
Consultoria em Business Agility