Normalmente, quando falamos em gestão de crise a maioria das pessoas relaciona com uma crise empresarial financeira, que pode ser consequência de poucas vendas e/ou altos custos, etc. Na verdade, existem diversos tipos de crise que uma empresa pode passar, por exemplo: de equipamentos, fornecedores (pode ou não ser causada por uma crise econômica do país), crise da marca / imagem, acidentes naturais, acidentes industriais, crise envolvendo disputas judiciais, patrimonial, financeira, etc.
Mas como a Lean IT pode ajudar sua empresa?
Independente do tipo da crise, o primeiro passo é ter a visão do todo antes de tomar qualquer decisão. Para um primeiro diagnóstico é necessário ir ao Gemba, fazer as perguntas certas (ARQ) e montar um plano relacionando os fatos por meio de uma ferramenta chamada A3.
O preenchimento do A3 é feito em conjunto com os colaboradores da empresa. Para o preenchimento serão coletados fatos e dados que comprovem o estado atual e que darão informações para que façamos a análise e então consigamos chegar a uma ou mais causas raízes do problema.
Pode ser, por exemplo, que a empresa esteja com problema em um departamento, mas a causa raiz esteja em outro, e isso pode acontecer por todos os pontos da organização. Por isso, dependendo da quantidade de problemas que desejamos resolver, poderão ser abertos não apenas um, mas vários A3 de forma a termos alguns planos de ação.
Quais são os entregáveis em um projeto de gestão crise feito com a Lean IT?
- Estruturação do comitê de crise;
- Plano de comunicação interno e externo;
- Papéis e responsabilidades;
- Momentos adequados de acionamentos - gatilhos
- Fluxos de acionamento (help chain mediante o problema);
- Crise, risco, emergência, incidente, acidente e problema;
- Política do comitê de crise;
- Treinamento dos envolvidos, etc.
Quais as vantagens em utilizar o lean para o diagnóstico e solução de problemas em meio à crise?
O lean é uma filosofia de gestão que nasceu do TPS (Toyota Production System) e se espalhou pelo mundo depois da década de 90. Mais de 70% das grandes companhias mundiais utilizam seus princípios, pois com eles, essas empresas conseguem se adaptar e responder imediatamente a uma rápida mudança de mercado. Essa velocidade de resposta é um fator determinante para manter a “saúde” e prosperidade de uma organização.
Por que a Lean IT poderia ajudar minha empresa na gestão de crise?
A maioria das empresas nos dias de hoje, são formadas por pessoas, processos e tecnologia. A correta combinação desses três pilares é o que dará a real sustentação para que ela faça as melhorias no seu dia a dia (kaizens).
Para ajudar uma organização nesse tipo de projeto, trabalhamos com dois profissionais com diferentes expertises. Um deles possui uma visão de pessoas, processos, negócios e tecnologia, com mais de 20 anos de experiência, enquanto outro uma visão de pessoas, logística, custos, finanças, estoque, suprimentos, processos, planejamento da produção e possui 30 anos de Toyota.
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