Atualmente, existem empresas que iniciam a utilização do BIM pela aquisição de um software indicado por sua matriz fora do país, ou por simplesmente um modismo do mercado.
O fato é que esquecem de primeiramente ajustar os processos internos, para depois escolherem a melhor ferramenta que irá se adaptar a realidade que desejam.
Para ter ganhos efetivos utilizando os conceitos BIM é necessário preparar a base na organização obtendo primeiramente: fluxo de trabalho, forma de contratação com fornecedores, plano de execução BIM, planejamento de pagamentos, etc.
Sem um processo bem definido anteriormente, com uma equipe bem treinada, ter um bom software, nada garantirá ganho de produtividade e geração de valor ao cliente.
Como a Lean IT pode te ajudar ?
A maneira como a Toyota fabrica carros é totalmente inovadora desde a década de 50. Em 2018 ela fechou o ano com lucro de U$ 26 bilhões, maior do que a soma de todas as outras montadoras juntas. Mas o que a Toyota tem de tão diferente das outras? O TPS (Toyota Production System), ou seja, seu modelo de gestão, que foi “traduzido” como lean (que significa magro, enxuto do inglês).
Primeiramente pretendemos ajustar os processos internos, entender a conexão com fornecedores e com demais softwares, garatir os SLA's, etc, para que depois consigamos ter fluxo contínuo nas entregas. Buscaremos sempre aplicar os 5 princípios Lean:
1 - Valor ao cliente – Identificar exatamente o que é valor ao cliente irá direcionar todas as demais atividades para que um projeto seja concluído.
2 - Fluxo de valor – As atividades a serem realizadas na empresa seguirão um fluxo de valor, ou seja, a informação fluirá não mais entre silos e departamentos (nos quais cada um possui suas prioridades, esquecendo do cliente muitas vezes).
3 - Fluxo contínuo – Identificado o valor ao cliente e qual será o fluxo, chegou o momento de utilizarmos técnicas para estabelecer um fluxo de entrega, de forma que não seja interrompido por razões não pensadas no início do projeto.
4 - Sistema puxado – Nenhuma etapa deverá realizar tarefas sem conhecer o fluxo como um todo e a real necessidade do cliente. Tarefas em paralelo são sempre bem vindas, desde que sejam planejadas para atender o real propósito do negócio.
5 - Kaizen – Estaremos sempre olhando o processo de forma que possamos aprender e melhorar cada vez mais. É o espírito da melhoria contínua, onde não existe um único departamento responsável; todos envolvidos no projeto são responsáveis por estarem sempre melhorando seu trabalho.
Como fazemos?
- Identificação de como funciona seu ambiente de trabalho (assessment)
- Treinamentos sobre os princípios, conceitos e práticas Lean BIM
- Projeto piloto respeitando a cultura da empresa (colaboradores verão funcionando na prática)
- Mensuração dos resultados
- Ajustes do ambiente de forma a iniciar uma transformação cultural
Quais os benefícios?
- Pensar juntos em soluções
- Levantamento e aprimoramento dos fluxos de tarefas do setor de engenharia
- Menos modificações não previstas, custos menores
- Melhor qualidade, certo na primeira vez
- Melhores condições de trabalho
- Maior produtividade
- Menor custo
- Cliente final satisfeito
Por quê a Lean IT?
Contamos com consultores, professores de pós graduação da USP e FGV, PHDs em BIM, profissionais de 25 a 45 anos de experiência em engenharia e processos.
Além de autores de livros e instrutores de diversos cursos relacionados ao tema.
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Consultoria Lean BIM