Temos um grande problema...
Entregar uma obra não é uma tarefa nada fácil. Podemos notar pelas estatísticas pertinentes a quase todos os projetos de grande escala (>= U$10M):
- 420 empresas envolvidas (incluindo fornecedores e subempreiteiros)
- 850 participantes
- 50 diferentes tipos de documentos
- 56.000 páginas
Hendrickson, C. (2003).
Atualmente, existem empresas que utilizam BIM por uma exigência do mercado ao invés de entenderem o real ganho que isso pode trazer ao projeto. A utilização de Lean com BIM é a fórmula que irá revolucionar a maneira como sua organização entrega valor ao cliente.
Como Lean pode ajudar na construção?
A maneira como a Toyota fabrica carros é totalmente inovadora desde a década de 50. No ano passado ela fechou o ano com lucro de U$ 26 bilhões, maior do que a soma de todas as outras montadoras juntas. Mas o que a Toyota tem de tão diferente das outras? O TPS (Toyota Production System), ou seja, seu modelo de gestão, que foi “traduzido” como lean (que significa magro, enxuto do inglês). A boa notícia é que o Lean pode ser aplicado em qualquer empresa, de qualquer segmento. Para entender melhor, ele se divide em 5 princípios:
1 - Valor ao cliente – Identificar exatamente o que é valor ao cliente irá direcionar todas as demais atividades para que um projeto seja concluído.
2 - Fluxo de valor – As atividades a serem realizadas na empresa seguirão um fluxo de valor, ou seja, a informação fluirá não mais entre silos e departamentos (nos quais cada um possui suas prioridades, esquecendo do cliente muitas vezes).
3 - Fluxo contínuo – Identificado o valor ao cliente e qual será o fluxo, chegou o momento de utilizarmos técnicas para estabelecer um fluxo de entrega, de forma que não seja interrompido por razões não pensadas no início do projeto.
4 - Sistema puxado – Nenhuma etapa deverá realizar tarefas sem conhecer o fluxo como um todo e a real necessidade do cliente. Tarefas em paralelo são sempre bem vindas, desde que sejam planejadas para atender o real propósito do negócio.
5 - Kaizen – Estaremos sempre olhando o processo de forma que possamos aprender e melhorar cada vez mais. É o espírito da melhoria contínua, onde não existe um único departamento responsável; todos envolvidos no projeto são responsáveis em melhorar seu trabalho sempre.
O que buscamos?
Buscamos elaborar um projeto em BIM para encontrar o máximo de problemas possíveis na fase inicial da obra. Com Lean e BIM queremos planejar com cuidado e executar com precisão. Há várias empresas utilizando BIM no dia a dia, porém para extrair o máximo dessa nova forma de se trabalhar temos de envolver o cliente a todo o momento.
Quais são os ganhos:
- Pensar juntos em soluções
- Levantamento e aprimoramento dos fluxos de tarefas do setor de engenharia
- Menos modificações não previstas, custos menores
- Melhor qualidade, certo na primeira vez
- Melhores condições de trabalho
- Maior produtividade
- Menor custo
- Cliente final satisfeito
Este treinamento é dividido em:
- Por quê Lean BIM?
- 5 Princípios do Lean aplicados na construção
- O que meu cliente quer? Técnicas para identificação de valor
- Fluxo de valor
- Ferramentas e conceitos Lean
- Os desperdícios e como identificá-los
- Preparação da produção com BIM
- Criação de um ambiente colaborativo
- O papel da liderança
- Transformação cultural
Estre treinamento é dividido em 60% teoria e 30% prática.