Esse método para desdobramento da estratégia (OKR) ficou famoso por ter ajudado no crescimento do Google, ter simplicidade de implantação e ainda, mostrou que pode ser utilizado tanto por pequenas empresas como por gigantes de todos os segmentos.
OKR (Objectives and Key Results) é uma metodologia de gestão muito utilizada por empresas no Vale do Silício. Em linhas gerais, pode se dizer que é uma fórmula, um método, que define como “Onde quero chegar” (Objetivo) e depois como serei “medido” até alcançar o destino (conjunto de resultados chave).
A definição dos OKRs dá-se em uma série de passos que facilitam o processo, tornando-o confiável e efetivo. Quais são estes passos?
- Definição dos Objetivos (Objectives ): estes devem ser desafiadores, as pessoas precisam se sentir estimuladas a conseguir alcança-las;
- Definição dos Resultados Chave (Key Results-KR): impreterivelmente mensuráveis e sem complexidade de entendimento e medição;
- Os OKRs precisam ser de conhecimento de toda a empresa: eles precisam ser visuais e mostrarem para todos onde cada colaborador contribui para o atingimento destes resultados;
- Não definir inúmeros Objetivos. De modo geral são definidos 5 Objetivos, compostos por 4 ou 5 Resultados Chave a serem alcançados.
Importante: Os OKRs não devem fazer parte da avaliação de performance e resultados para a participação dos lucros e resultados ($) pelo colaborador, mas deve estar ligada às metas da empresa.
Formato do curso:
Teoria e prática - utilizando a metodologia PBL (Problem Based Learning), dinâmicas serão realizadas pelos participantes para simular a definição dos Objetivos (Objectives) e os respectivos Resultados Chave a serem medidos (KRs). Nosso propósito é que, os participantes “aprendam fazendo”, tornando mais fácil a replicação dos conceitos no dia a dia de suas empresas e áreas.
A prática:
Será realizada uma simulação com um objetivo definido pelo instrutor. Dependendo do número de pessoas, haverá divisão em grupos para que o exercício seja praticado com a participação de todos.
1º passo: Definição do “Final Objective” (Norte Verdadeiro) a ser perseguido e conquistado no final do exercício. Desdobramento para os “Objectives” a serem alcançados.
2º passo: Definição dos “Key Results” e correlação com cada um dos “Objectives” definidos no passo anterior.
3º passo: Redefinição de “Key Results” após necessidades geradas por alterações no percurso para conquista dos “Objetives”.
Conteúdo programático • Competências essenciais para a Gestão Estratégica
• Origem dos OKRs
• Preparando a sua empresa para receber o método
• Características dos OKRs
• Vantagens de utilizar o método OKR com o time em Home Office
• Benefícios do OKR para o seu negócio em tempos de pandemia
• Cadência dos ciclos de OKRs
• A responsabilização por OKRs
• Avaliação dos OKRs
• Cases de OKRs
• Construção de OKRs na prática
• Dicas de implementações
• Erros comuns e lições aprendidas